domingo, 24 de janeiro de 2010

Sessão Maratona

Ficha Técnica dos Filmes:
Pré-Estreia


Meu Amigo Cláudia
São Paulo – SP, 2009, digital, cor, 86 min.
Direção: Dácio Pinheiro
Elenco: Caio Fernando Abreu, Ezio Fernandes, Grace Gianoukas, Leão Lobo, Edward MacRay, Sérgio Mamberti, José Celso Martinez Corrêa, Reka, Kid Vinil, Cláudia Wonder

O documentário sobre a travesti Cláudia Wonder mostra desde sua origem, quando passou quinze dias na cadeia a mando do homem que considerava como pai, seu tio-avô militar, até o momento em que cantou o hino nacional na prefeitura de São Paulo, ao lado de outras travestis, durante a cerimônia de inauguração do primeiro Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual do Brasil, criado em 2005.

Apresenta-se tanto o lado engajado de Cláudia, como seu apoio às manifestações pelas Diretas Já e seu envolvimento com a criação do Centro de Referência da Diversidade, também em parceria com a prefeitura de São Paulo, quanto seu lado mais profano, como a performance Vômito do Mito, que apresentava no clube Madame Satã na década de 1980. O longa também explora o lado pop da performer, mostrando suas apresentações à frente de uma banda, com músicas próprias, quebrando o paradigma das travestis que apenas dublam canções.

Programa de curtas Relações Perigosas


Formigas
Fortaleza – CE, 2002, 35mm, p&b, 18 min.
Direção: Verônica Guedes
Elenco: Daniela Casteline, Michelle Mozena, Jane Azeredo, Rejane Reinaldo e Welington Landim.

Duas universitárias que ganham da dona da pensão onde moram uma caixa contendo os ossos de um anão. Nas noites seguintes milhares de formigas passam a montar o esqueleto do anão. Enquanto isso, um sentimento novo nasce entre elas.


Suspeito
São Paulo – SP, 2009, 35mm, cor, 15 min.
Direção: Eduardo Mattos
Elenco: José Geraldo Rodrigues, Fred Mesquita, Gilda Nomacce, Fábio Lucindo, Lilian Blanc

Pedro muda-se do interior para morar em São Paulo com a tia e os primos. Ele está sempre na biblioteca da casa, onde conhece Diego, um amigo de seu primo, com quem compartilha o interesse por livros. Pedro acha que Diego está interessado em sua prima Adriana. Entretanto, Diego lhe revela algo de que não suspeitava.


Garoto de Aluguel
Rio de Janeiro – RJ, 2009, digital, cor, 19 min.
Direção: Tarcisio Lara Puiati
Elenco: Augusto Garcia, Thiago Mendonça, Gabriela Aviaras, Raphael Vianna, Renato Farias.

Certo dia, um homem recebe uma proposta inusitada: ter todas as suas ações filmadas para um reality show transmitido pela internet. O único problema: as câmeras filmam o que acontece dentro do corpo e não fora. Nesse meio tempo, o rapaz se envolve com uma drag queen.


Professor Godoy
São Paulo – SP, 2009, digital, cor, 14 min.
Direção: Gui Ashcar
Elenco: Kauê Telloli, Roney Fachini.

Godoy é um severo professor de matemática que se vê numa situação difícil quando percebe que Felipe, um de seus alunos, começa um instigante jogo de sedução. Perturbado pelas provocações, ele tem de decidir se cede aos desejos ou mantém a ética da profissão.


Para que não me ames
São Paulo – SP, 2008, digital, p&b, 18 min.
Direção: Andradina Azevedo E Dida Andrade
Elenco: Bruno Giordano e Aline Magna.

Marisco, um homem que nunca disse eu te amo, conhece na prisão Vivita, uma travesti que insiste em sonhar.

Tudo isso mais um
Filme, longa, Surpresa!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010